Lisboa, 17/10/2019 | Comunicado de imprensa | Câmaras e Áudio Olympus lança a tão esperada OM-D E-M5 Mark III: Compacta, leve e com várias características avançadas

Nova OM-D E-M5 Mark III: Tudo o que precisa para se libertar de equipamentos volumosos e dos limites da fotografia por smartphone

Apenas alguns dias após o 100.o aniversário da fundação da empresa, a Olympus inicia hoje o próximo capítulo de um dos seus modelos de câmaras mais populares, com o lançamento da muita esperada OM-D E-M5 Mark III. Com muitas das mais avançadas tecnologias de imagem num corpo muito compacto e leve, esta câmara foi concebida para ser a escolha perfeita para entusiastas de semiprofissionais de fotografia. A E-M5 Mark III apresenta uma construção resistente aos elementos, uma focagem automática de elevado desempenho e um potente sistema de estabilização de imagem assim como características fotográficas versáteis para obter uma qualidade de imagem excecional e uma vasta gama de opções criativas para fotógrafos e cineastas. Mesmo quando combinada com objetivas M.Zuiko PRO, o sistema de câmara continua igualmente pequeno, permitindo o seu transporte para qualquer lugar.

0_Preview_F7_Splashproof-KV_Web

Com metade do tamanho e peso de outros sistemas de objetiva intermutável, a maior vantagem da Olympus é uma mobilidade surpreendente graças ao sistema de câmara compacto e leve, objetivas incluídas. A combinação das suas objetivas de elevada resolução e alto desempenho, assim como potentes capacidades de estabilização de imagem originam fotografias e vídeos nítidos de elevada qualidade numa variedade de cenários. Com algumas das mais recentes tecnologias de imagem num corpo muito pequeno, a nova OM-D E-M5 Mark III é uma verdadeira representante destes benefícios.

Avançada tecnologia de imagem num corpo ultra pequeno e resistente aos elementos assegura uma elevada qualidade de imagem em qualquer ambiente

Todas as partes da OM-D E-M5 Mark III foram miniaturizadas para tentar criar o corpo de câmara mais pequeno possível. Sendo uma das câmaras mais compactas e leves da sua classe, a E-M5 Mark III pode ser facilmente transportada em qualquer viagem, mesmo quando utilizada em conjunto com uma objetiva de zoom standard de grande diâmetro.

A E-M5 Mark III possui uma combinação do sensor Live MOS de 20,4 Megapixéis e do processador de imagem TruePic VIII de alta velocidade, conhecido do emblemático modelo OM-D E-M1 Mark II da Olympus, assim como um sistema de estabilização de imagem em 5 eixos incorporado compacto. Quando utilizada em conjunto com objetivas M.Zuiko de alta resolução, a E-M5 Mark III consegue tirar fotografias com um mínimo de ruído mesmo com definições ISO elevadas e oferece uma qualidade de imagem excecional com mínima distorção até às margens da imagem.

O corpo da câmara é resistente a poeiras, a salpicos e ao congelamento, pelo que os seus utilizadores podem concentrar-se nas fotografias sem se preocuparem com as condições climáticas.1 A tecnologia de limpeza de sensor do aclamado filtro SSWF (Super Sonic Wave Filter) da Olympus reduz drasticamente a quantidade de poeira e pó que podem ficar nas fotografias e nos vídeos fazendo o filtro do sensor de imagem vibrar 30 000 vezes por segundo ao ligar a câmara.

O design icónico do corpo da OM-D E-M5 Mark III é semelhante ao da OM- D original, tendo sido melhorado com a adição de apoios para os polegares na parte traseira com um punho maior para um melhor segurar da câmara.

Focagem automática de elevada precisão e alta velocidade com AF de tipo cruzado com 121 pontos para uma maior liberdade de focagem

A OM-D E-M5 Mark III está equipada com o famoso sistema de Focagem Automática (AF) com deteção de fase integrado de tipo cruzado de 121 pontos da Olympus com diferentes opções de alvo único e de grupo. Os benefícios de utilizar a AF numa ampla gama de fotogramas já fazia as maravilhas dos utilizadores do modelo profissional OM-D E-M1 Mark II. Ao invés da focagem automática em câmaras DSLR, não existe degradação na precisão de AF ao utilizar uma objetiva rápida. A E-M5 Mark III possibilita uma focagem de alta velocidade e elevada precisão com uma configuração de abertura máxima em todas as objetivas M. Zuiko, independentemente dos padrões do assunto fotográfico. Relativamente a modelos anteriores, o algoritmo foi melhorado, impedindo que a focagem salte inesperadamente para o fundo mesmo em cenas com perspetivas mistas com assuntos fotográficos próximos e distantes.

Para captar assuntos fotográficos com movimentos intensos - como em fotografia desportiva ou de vida selvagem - a E-M5 Mark III permite um disparo sequencial de alta velocidade até 10 ips com seguimento de AF/AE. O algoritmo de seguimento de assunto fotográfico em movimento utiliza informações de AF do Live View e de imagens gravadas para permitir um seguimento rápido de movimentos inesperados do assunto fotográfico e mudanças de velocidade.

A AF de elevada precisão e alta velocidade da OM-D E-M5 Mark III realça todo o potencial do distinto mecanismo MSC (Movie & Still Compatible), permitindo uma focagem automática rápida e silenciosa com objetivas M.Zuiko.

Equipada com uma nova unidade de estabilização de imagem compacta e IS em 5 eixos incorporada para uma elevada qualidade de imagem

Foi desenvolvida uma nova unidade de estabilização de imagem em 5 eixos para permitir um elevado nível de estabilização de imagem num corpo compacto e leve. Com base em informações de trepidação da câmara obtidas a partir da análise de imagem e do sensor giroscópio de elevada sensibilidade, o processador de imagem TruePic VIII controla com precisão a unidade de IS para permitir um desempenho até 5,5 passos de compensação de velocidade do obturador.2 O aclamado sistema de estabilização de imagem incorporado da Olympus garante uma estabilização com todas as objetivas acopladas à OM-D E-M5 Mark III. Para além da desfocagem angular e de deslocação, a desfocagem por movimento é corrigida para permitir disparos manuais perfeitos.

Ao sincronizar a IS integrada na objetiva das objetivas suportada3 com a IS de sincronização, a OM-D E-M5 Mark III consegue um desempenho de estabilização de imagem ainda melhor até aproximadamente 6,5 passos de compensação de velocidade do obturador4, tornando-a perfeita para situações de pouca luz e fotografia telefoto.

Equipada com recursos fotográficos versáteis e únicos, tais como Composição ao Vivo, Pro Capture, Focus Bracketing e Disparos de Alta Resolução

Composição ao Vivo para disparos de exposição longa

A OM-D E-M5 Mark III está equipada com Composição ao Vivo, que sobrepõe várias fotografias tiradas com a mesma velocidade do obturador e compõe apenas as secções mais brilhantes para captar rastos de luz. Esta característica ajuda a prevenir o fenómeno comum de imagens muito claras em disparos de exposição longa. Os utilizadores podem verificar o progresso dos rastos de luz em tempo real com o Live View.

Modo Pro Capture para momentos que ocorrem numa fração de segundo

O modo Pro Capture permite tirar fotografias difíceis de cronometrar, tais como pássaros a iniciarem um voo. O Pro Capture começa a disparar assim que o obturador é pressionado até meio, com um buffer que pode ser programado para tirar até 14 fotogramas com resolução total. Assim que o obturador é pressionado até ao fim, podem-se selecionar os fotogramas retroativamente para além das imagens gravadas ao pressionar o obturador.

Disparo de Alta Resolução com Tripé para fotografias de alta resolução equivalentes a 50M.

Um Disparo de Alta Resolução com Tripé muda o sensor de imagem em incrementos de 0,5 pixéis enquanto tira 8 fotografias sequenciais, as quais são depois combinadas numa única fotografia de alta resolução equivalente a 50M. Esta característica é perfeita para fotografia de paisagens, fotografia de produtos em estúdio e outras situações que exijam fotografias de alta definição.

Focus Bracketing e Focus Stacking em fotografia de grandes planos

Focus Bracketing pode tirar até 999 fotografias com uma única ativação do obturador mudando ligeiramente a posição de focagem entre cada fotografia. A quantidade de mudanças de focagem pode ser selecionada entre 10 níveis disponíveis, e as fotografias gravadas podem ser combinadas numa única imagem utilizando o software de edição de imagem Olympus Workspace. É possível criar uma única imagem com uma profundidade de campo que não poderia ser obtida simplesmente parando a abertura.

Focus Stacking compõe automaticamente imagens na E-M5 Mark III. Oito fotografias com diferentes posições de focagem são compostas na câmara para criar uma única fotografia com uma profundidade de campo maior, integralmente focada desde o primeiro plano até ao plano de fundo.

Outras características que oferecem uma ampla variedade de opções criativas para fotógrafos e cineastas

OM-D Movie para gravação de vídeo C4K estável

Utilizam-se informações do sensor de AF com deteção de fase integrada para melhorar a focagem aquando da gravação de vídeos. Com esta funcionalidade, os utilizadores podem gravar vídeos de alta definição 4K 30P. A combinação de IS em 5 eixos com estabilização eletrónica permite gravar vídeos estáveis com uma trepidação da câmara mínima. Não é necessário utilizar qualquer outro equipamento especial de estabilização, mesmo quando se movimenta de forma ativa.

Visor ótico amplo e de alta visibilidade

A E-M5 Mark III apresenta um painel OLED de 2,36 milhões de pontos e alto contraste para cores vivas e um sistema EVF (visor ótico eletrónico) para uma distorção mínima até às margens do ecrã. O design permite um enquadramento mais preciso para que o utilizador se possa concentrar no disparo. O longo ponto ocular facilita a verificação do enquadramento global mesmo quando o utilizador tem óculos.

Obturador mecânico de elevada velocidade de 1/8000 seg.

A câmara possui um obturador mecânico de alta velocidade até 1/8000 segundo, permitindo fotografar com uma configuração de abertura ampla para criar efeitos de desfocagem mesmo quando se utiliza uma objetiva de diâmetro ampla em condições exteriores de muita luminosidade.

Modo configurável para personalizar a câmara para diferentes estilos de fotografia

Esta característica pode ser utilizada para guardar definições de câmara utilizadas com frequência no menu Custom (C no seletor de modo). Após estas serem guardadas, os utilizadores podem simplesmente colocar o seletor de modo em C para ativar automaticamente esta opção e fotografarem com as configurações registadas.

Fácil ligação Wi-Fi a smartphones via Bluetooth com a aplicação OI.Share

É possível utilizar automaticamente o sistema de Bluetooth para ligar a câmara a um smartphone simplesmente abrindo a aplicação Olympus Image Share (OI.Share) para transferir imagens guardadas para um smartphone por via Wi-Fi. Ao utilizar a função Share Order, podem ser automaticamente transferidas imagens selecionadas da câmara para um smartphone ao desligar a câmara.

Capacidade de carregamento por USB

A bateria no interior da câmara pode ser carregada via USB (quando está em deslocações ou quando não está a utilizar a câmara).

Disparo anticintilação e deteção de cintilação

Com o disparo anticintilação, a câmara deteta a frequência de cintilação das fontes de luz e controla o timing do obturador quando este está na luminosidade máxima para suprimir variações de cor e de exposição entre fotogramas. A deteção de cintilação permite selecionar a velocidade do obturador adequada para reduzir os efeitos de cintilação.

Modo Cena e Filtros Artísticos

No modo Cena, os utilizadores podem simplesmente escolher um de seis temas disponíveis e tocar na fotografia que mais se assemelha à cena que querem captar para ativar as configurações ideias.

A E-M5 Mark III está também equipada com 16 Filtros Artísticos, para que os seus utilizadores possam tirar fotografias criativas com controlos simples. Ao verificar o efeito de filtro no monitor LCD, os utilizadores podem criar imagens unicamente suas.

Disponibilidade e preço

A OM-D E-M5 Mark III estará disponível a partir de meados de novembro com corpo prateado ou preto pelo PVP 5 de 1199,00 EUR e em diferentes versões kit como, por exemplo, com a objetiva M.Zuiko Digital ED 12-40 F2.8 PRO pelo PVP5 de 1899,00 EUR ou com a objetiva M.Zuiko Digital ED 12-200 F3.5-6.3 pelo PVP5 de 1799,00 EUR.

Tal como todas as câmaras e objetivas Olympus, a E-M5 Mark III inclui uma extensão da garantia gratuita de seis meses 6quando registada através da plataforma MyOlympus em http://my.olympus.eu

Acessórios selecionados

A nova OM-D E-M5 Mark III é integralmente compatível com a extensa gama de objetivas Micro Four Thirds e acessórios Olympus, incluindo bolsas para câmaras feitas à medida, flashes eletrónicos, gravadores áudio e microfones, assim como o software de edição de imagem gratuito e de fluxo de trabalho Olympus Workspace e a aplicação para smartphone OI.Share.

Punho externo ECG-5

Para certas situações fotográficas, os entusiastas de fotografia podem querer adicionar um punho externo à OM-D E-M5 Mark III: o punho externo

ECG-5 vem com um obturador e seletor de controlo e permite um melhor segurar da câmara.

Mochila para Câmara Olympus

Por que não transportar a OM-D E-M5 Mark III na nova Mochila para Câmara Olympus? O saco com abertura em rolo oferece espaço para o corpo da câmara e pelo menos cinco objetivas M.Zuiko. Concebido num tecido impermeável e com acesso rápido a todos os conteúdos, divisórias interiores configuráveis, bolsos e compartimentos adicionais para cartões SD, documentos e um caderno pequeno, este é o companheiro perfeito para a E-M5 Mark III.

Mais informações em www.olympus.pt/accessories.

As especificações do produto estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Consulte o website da Olympus em https://www.olympus.pt para ver as especificações mais recentes.

1 Com objetiva M.Zuiko resistente aos elementos instalada.

2 Com objetiva M.Zuiko Digital ED 12-40mm F2.8 PRO com distância de focagem f=40mm (equivalente em 35 mm: f=80mm), em conformidade com as normas CIPA em 2 eixos (Yaw e Pitch).

3 M.Zuiko Digital ED 12-100mm F4.0 IS PRO, M.Zuiko Digital ED 300mm F4.0 IS PRO (a partir de 17 de outubro de 2019)

4 Com M.Zuiko Digital ED 12-100mm F4.0 IS PRO com distância de focagem f=100mm (equivalente em 35 mm: f=200mm), estabilização de imagem com libertação a meio: Desligada, taxa de transmissão: alta velocidade. Em conformidade com as normas CIPA em 2 eixos (Yaw e Pitch).

5 Preço de Venda Recomendado.

6 Seis meses para além da garantia regulamentar do país de aquisição.

Simon Plate

E-mail: simon.plate@olympus-europa.com