Lisboa, 24/01/2019 | Comunicado de imprensa | Câmaras e Áudio A nova OM-D E-M1X foca-se nas necessidades dos utilizadores profissionais com maior fiabilidade e desempenho

A Olympus expande a sua gama para fotógrafos profissionais com uma nova câmara OM-D e mais objetivas telefoto

a Olympus apresenta hoje a sua nova câmara OM-D E-M1X: concebida para as necessidades dos utilizadores profissionais em termos de fiabilidade, velocidade, precisão e qualidade de imagem, a E-M1X ainda se mantém fiel à promessa da Olympus em oferecer o sistema de câmara mais compacto e leve da sua classe. A mais recente adição da Olympus à gama OM-D profissional destaca-se pelo potencial do formato de sensor Micro Four Thirds e inclui as mais recentes tecnologias de imagem numa caixa externa robusta com punho vertical integrado, desenvolvida para máxima fiabilidade máxima e operabilidade sob todas as condições. Tendo o melhor desempenho1 em estabilização de imagem (IS) do mundo, um sistema de focagem automática (AF) otimizado e veloz, bem como dois processadores de imagem TruePic VIII, que possibilitam uma capacidade de resposta a alta velocidade e Disparos manuais de Alta Resolução, esta câmara ultra potente oferece um conjunto apelativo de funcionalidades e portabilidade impressionantes. Em combinação com a gama de objetivas M.Zuiko de alta resolução, da Olympus, esta câmara alcança uma qualidade de imagem de topo e mostra as suas verdadeiras capacidades, especialmente em áreas onde a portabilidade, a velocidade e a fiabilidade são absolutamente essenciais – tais como fotografia da vida selvagem, documental e desportiva.

Câmaras e Objetivas
  • Partilhar:
0_oly_press_FZ2H_keyvisual_3-2

Dois anos após ter sido assente um marco na categoria de câmaras profissionais com a OM-D E-M1 Mark II, as novas objetivas M.Zuiko PRO e o lançamento do serviço PRO service da Olympus, a nova E-M1X será agora adicionada à oferta da marca para utilizadores profissionais.

Com o seu punho vertical integrado, o melhor corpo do mundo resistente à poeira, salpicos e baixas temperaturas2 e as inúmeras funcionalidades novas exigidas pelos fotógrafos profissionais, a E-M1X oferece controlo, ergonomia e estabilidade sem precedentes, disponibilizando resultados profissionais em quaisquer condições meteorológicas. Com um novo sensor giroscópico, a Olympus elevou a sua aclamada sincronização IS em 5 eixos a um novo patamar, oferecendo velocidades do obturador com um máximo de 7,5 passos de compensação1. O sistema AF da OM-D foi completamente remodelado, oferecendo pontos focais adicionais e uma nova função de deteção de assuntos inteligente para detetar automaticamente determinados assuntos. As capacidades de disparo a alta velocidade foram otimizadas e o disparo anti cintilação foi adicionado. As melhorias adicionais consistem, entre outras, no Disparo manual de Alta Resolução, uma funcionalidade de filtro Live ND [Densidade Neutra ao vivo], bem como um menu personalizável, capacidades de alimentação e carregamento por USB e duas entradas UHS II para cartões SD. Em combinação com as objetivas M.Zuiko de alta qualidade, um novo flash sem fios e o software “Olympus Workspace” para gestão de imagem, a E-M1X é a ferramenta perfeita para captar e trabalhar resultados profissionais.

Uma nova referência em durabilidade, fiabilidade e operabilidade

Com um punho vertical integrado, a E-M1X oferece o manuseamento seguro e a fiabilidade extra que muitos profissionais estavam à procura. Uma vez que o design é igual tanto no punho vertical como no horizontal, os utilizadores desfrutam dos mesmos movimentos intuitivos de mão em sessões com formato retrato e paisagem.

A disposição, o formato e a altura de todos os botões e patilhas foram completamente remodelados para facultar controlos que permitam aos utilizadores concentrarem-se no disparo com o visor ótico – que apresenta um novo design ótico com a ampliação de 0.83x (equivalente a 35 mm) líder da sua classe neste setor. Ambas as posições, vertical e horizontal, contam com um joystick multi seletor, para que os utilizadores possam alterar rapidamente as áreas de focagem. Para além da patilha de bloqueio standard, uma nova patilha de bloqueio em C permite bloquear os controlos na posição vertical e apenas bloquear os controlos selecionados.

Graças à famosa estanquidade da OM-D, à prova dos elementos – a qual se elevou a outro patamar com a nova E-M1X, tornando-a na melhor do mundo – a câmara passou em todos os testes de resistência a salpicos internos2 da Olympus, bem mais rigorosos do que os da IPX1, permitindo aos utilizadores fotografar nas condições meteorológicas mais adversas. O desempenho resistente à poeira, salpicos e baixas temperaturas2 é preservado mesmo ao ligar um cabo remoto, microfone ou auscultadores.

A sistema de redução de poeiras do sensor apresenta agora um filtro Super Sonic Wave (SSWF) melhorado com revestimento especial, que vibra 30 000 vezes por segundo, reduzindo ainda mais a possibilidade de a poeira ou a sujidade danificarem as fotos e os equipamentos por um fator de 10. Os outras funcionalidades que otimizam ainda mais a durabilidade e a fiabilidade da câmara são uma construção que dissipa o calor quando se está a gravar filmes e durante o disparo sequencial, assim como uma duração de manuseamento do obturador topo de gama de 400 000 vezes.

Graças ao sistema de inserção de cartuchos para duas baterias BLH-1 (também utilizado na E-M1 Mark II) incluído na E-M1X, os utilizadores podem captar até 2580 imagens antes de terem de recarregar. Com a função de alimentação por USB (USB-PD) a partir de fontes de alimentação até 100 W, ambas as baterias no corpo da câmara poem ser totalmente carregadas em aproximadamente duas horas.

Sistema de focagem automática otimizado para comodidade, velocidade e precisão ideais

O sistema de AF da OM-D foi completamente remodelado para a E-M1X: com base no sensor integrado de deteção de fase AF de 121 pontos e multi direcional da OM-D E-M1 Mark II, o algoritmo de AF foi trabalhado e drasticamente otimizado. Além disso, a E-M1X utiliza informações de AF contidas em imagens gravadas para permitir a deteção rápida de movimentos e alterações imprevistas dos assuntos em termos de velocidade.

A OM-D E-M1X disponibiliza várias configurações de AF adicionais, incluindo diferentes modos AF alvo (suportando agora grupos com 25 pontos de focagem) e configurações de posicionamento personalizado de AF ao segurar a câmara na vertical ou na horizontal. Os pontos de focagem podem ser rapidamente alterados com o novo multi seletor (joystick).

Uma nova funcionalidade de deteção de assuntos inteligente permite que o sistema de AF detete automaticamente assuntos específicos (tais como desportos motorizados, aviões, comboios), focando e detetando a área ideal, para que os utilizadores se possam apenas concentrar na composição.

Com um limite de AF de baixa intensidade até -6 passos EV4, a E-M1X elimina a preocupação de fotografar em condições de pouca luminosidade.

Desempenho a alta velocidade e excelente qualidade de imagem

A velocidade e a qualidade de imagem da nova E-M1X são alimentadas por um sensor em tempo real Live MOS de 20,4 MP com um novo revestimento para proporcionar maior sensibilidade, bem como dois processadores de imagem TruPicVIII de alta velocidade que otimizam os fatores de desempenho essenciais, tais como o tempo de arranque e recuperação quando em modo hibernação. O design de processador duplo não só contribui para uma câmara mais rápida, como também permite incluir duas entradas UHS-II para cartões SD de alta velocidade e obter as mais recentes funções de disparo, tais como o Disparo Manual de Alta Resolução, Live ND e AF Inteligente para Deteção de Assuntos.

Com a E-M1X, os engenheiros da Olympus deram mais um passo em frente em termos de estabilização de imagem: ao incluírem um sensor giroscópio otimizado, a câmara disponibiliza o melhor desempenho do mundo em

compensação. Em combinação com uma objetiva M.Zuiko IS PRO, esta tecnologia permite que a estabilização de imagem com sincronização em 5 eixos faça uma compensação de velocidade do obturador de aprox. 7,5 passos1, eliminando a necessidade de um tripé e possibilitando o disparo manual sem apoios em várias condições.

Com a função AF bloqueada, a E-M1X apresenta disparo sequencial a alta velocidade até 60 ips, para captar momentos de uma fração de segundo que o olho humano não consegue ver. Com a deteção de AF/AE, poder-se-á alcançar um máximo de 18 ips.

O Modo Pro Capture da câmara grava, retroativamente, até 35 fotogramas a partir do momento que o botão do obturador é solto quando se está a fotografar. Esta funcionalidade já foi elogiada ao ser incluída na OM-D E-M1 Mark II, sendo ideal para captar fotos de assuntos que se movem de forma imprevista na fotografia de ação.

Para além de imagens de alta resolução até 80 MP, que podem ser captadas através de Disparo em Tripé de Alta Resolução, uma funcionalidade de Disparo Manual de Alta Resolução está agora disponível na OM-D E-M1X: concebida para fotógrafos que não querem estar limitados à utilização de um tripé, esta função gera um único disparo de alta resolução igual ao captado por um sensor de 50 MP – sem quaisquer indícios de desfocagem causados pelo tremer da mão.

Uma nova funcionalidade Live ND integra efeitos lentos de velocidade do obturador semelhantes ao proporcionados por um filtro ND. A cena pode ser revista no visor ótico e o efeito editado antes de os utilizadores tirarem a foto. Os efeitos podem ser configurados em cinco níveis: ND2 (equivalente a um passo em termos de velocidade do obturador), ND4 (2 passos), ND8 (3 passos), ND16 (4 passos) e ND32 (5 passos).

Capacidades cinematográficas e outras funcionalidades

Para além de fotografias com qualidade profissional, a nova E-M1X é um mestre cinematográfico. Tem todos os extras que os videógrafos precisam para captar momentos à medida que estes acontecem.

Com o ultraelevado formato de Cinema 4K (C4K, 4096 x 2160), os videógrafos têm não só a mais elevada resolução de gravação até à data, como também mais flexibilidade para a pós-produção.

A potente IS em 5 eixos e a estabilização eletrónica possibilitam a gravação apurada de vídeos em 4K e C4K com três níveis selecionáveis de compensação de movimentos, dependendo da postura e movimento do fotógrafo.

Para contrabalançar as condições de iluminação em constante mudança, típicas de gravações de documentários e da natureza, a E-M1X suporta a gravação com registo. A OM-Log400 ajuda a criar vídeos sem perda de

detalhes em sombras ou cenas demasiado vívidas. Permite, igualmente, maior liberdade criativa através da gradação de cores.

Além disso, os filmes a alta velocidade de 120 ips são agora suportados em Full HD, o que possibilita a gravação de filmes cinematográficos com perceção de câmara lenta.

A OM-D E-M1X contém um sensor GPS integrado, sensor de temperatura, manómetro e bússola, conjuntamente conhecidos como “sensores de campo”. Para além das informações de localização, tais como longitude e latitude, estes sensores detetam e gravam a temperatura, a elevação e a direção da câmara para adicionar informações detalhadas de disparo às imagens.

Com uma funcionalidade de disparo anti cintilação, a câmara deteta o frequência de cintilação de fontes de luz artificiais e ativa o obturador no brilho máximo, para reduzir exposições e cor não uniformes entre fotogramas sequenciais. A deteção de cintilação elimina os padrões às riscas que podem ocorrer ao usar o Modo Silencioso (obturador eletrónico) e ao gravar filmes, para que os utilizadores possam ajustar a velocidade do obturador.

Uma nova captação por Wi-Fi permite fotografar sem ter cabos/fios ligados, possibilitando a transferência de imagens através da tecnologia sem fios para um computador com o software de controlo de câmaras “Olympus Capture”.

Disponibilidade e preços

A OM-D E-M1X é compatível com a gama de objetivas e acessórios de nível profissional Micro Four Thirds da Olympus, que é composta por estojos para câmara personalizados, flashes eletrónicos e acessórios para flash (ver abaixo).

A OM-D E-M1X estará disponível a partir do final de fevereiro apenas como um corpo, ao PVPR de 2999,00 EUR. Os proprietários da câmara podem beneficiar do leque de serviços Olympus PRO, conforme descrito em www.olympus.eu/proservice.

Tal como todas as câmaras e objetivas da Olympus, a E-M1X inclui uma extensão da garantia gratuita de seis meses6, quando registada através da plataforma MyOlympus em www.my.olympus.eu.

Acessórios selecionados

Juntamente com a E-M1X, será lançado um novo software para gestão de imagem, assim como um novo flash eletrónico e unidades remotas sem fios.

Software para gestão de imagem “Olympus Workspace”

Este software para gestão de imagem proporciona funções autênticas de visualização e edição de imagem que apresentam várias dinâmicas de trabalho para fotógrafos profissionais. O software Olympus Workspace pode ser descarregado gratuitamente para utilizadores que possuam uma câmara Olympus.

Flash eletrónico FL-700WR

O FL-700WR é um flash eletrónico de elevado desempenho, compatível com disparo por radiofrequência sem fios. Durante o disparo sem fios, poderá ser usado como uma unidade remota ou flash com recetor integrado. O design compacto e leve oferece excelente portabilidade com forte intensidade a número guia máximo de 42 (ISO 100/m). Graças a uma construção resistente à poeira, salpicos e baixas temperaturas (-10 °C), o flash proporciona fiabilidade quando se está a fotografar num vasto leque de ambientes, incluindo à chuva.

Unidade Remota Sem Fios FC-WR e Recetor Sem Fios FR-WR

O FC-WR e o FR-WR podem controlar remotamente várias unidades de flash a partir da câmara, permitindo fotografia com flash versátil, sem fios. Tal como o flash FL-700WR, o design resistente à poeira, salpicos e baixas temperaturas (-10 °C) permite a utilização em diversos campos. A unidade remota pode ligar-se a três grupos e um número ilimitado de unidades de flash.

Resumo: Anúncio do desenvolvimento de duas novas objetivas telefoto que possibilitam o disparo manual super telefoto

Para otimizar ainda mais as capacidades de disparo telefoto da E-M1X, a Olympus anuncia hoje o desenvolvimento da objetiva com zoom super telefoto M.Zuiko Digital ED 150-400mm F4.5 TC1.25x IS PRO. Também se encontra em desenvolvimento o Teleconversor MC-20 M.Zuiko Digital 2x. Ao aliar os dois produtos, irá tornar o disparo manual super telefoto possível a 2000 mm (equivalente a 35 mm). Com estes produtos, a Olympus vai expandir ainda mais a sua gama super telefoto, maximizando as vantagens do sistema Micro Four Thirds [Micro Quatro Terços], mais concretamente funcionalidades como a excelente qualidade de imagem, um design compacto e leve, e magnífica portabilidade.

A M.Zuiko Digital ED 150-400mm F4.5 TC1.25x IS PRO é uma objetiva de zoom super telefoto da série M.Zuiko PRO, concebida para um excelente desempenho ótico num formato compacto e leve, juntamente com um desempenho resistente à poeira, salpicos e baixas temperaturas (-10 °C) e portabilidade extraordinária graças à sua construção compacta. Irá incluir um teleconversor integrado de 1.25x, que pode ser instantaneamente regulado para o comprimento focal máximo de 1000 mm5 (equivalente a 35 mm). Incluindo ainda Estabilização de Imagem (IS) integrada na objetiva, esta última irá suportar a função Sync IS em 5 eixos quando manuseada juntamente com a estabilização de imagem do corpo da câmara. O teleconversor integrado proporciona comodidade, tornando-a na melhor objetiva zoom super telefoto para fotografia de vida selvagem e desportiva. Prevê-se o lançamento deste produto no mercado em 2020.

O Teleconversor MC-20 M.Zuiko Digital 2x é um teleconversor que duplica a distância focal da objetiva principal, oferecendo uma excelente portabilidade, bem como desempenho resistente à poeira, salpicos e baixas temperaturas (-10 °C). Pode ser acoplado à objetiva M.Zuiko Digital ED 150-400mm F4.5 TC1.25x IS PRO atualmente em desenvolvimento, bem como às objetivas M.Zuiko Digital ED 300mm F4.0 IS PRO e M.Zuiko Digital ED 40-150mm F2.8 PRO. Este artigo não só amplia o gama telefoto, como também duplica a ampliação máxima de disparo da objetiva principal para fotografias macro super telefoto sem precedentes. Prevê-se o lançamento deste produto no mercado no verão de 2019.

As especificações do produto estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Consulte o site da Olympus em https://www.olympus.pt para ver as especificações mais recentes.

1Aprox. Compensação em 7,5 passos EV em combinação com a M.Zuiko Digital ED 12-100mm F4.0 IS PRO a uma distância focal de 100 mm (equivalente a 35 mm: 200 mm) e estabilização de imagem com botão solto até meio: Desligado. Em conformidade com as normas CIPA, quando corrigido nos 2 eixos (inclinação e rotação). Em vigor a partir de 24 de janeiro de 2019.

2Resistente à poeira, salpicos e baixas temperaturas (-10 °C) de acordo com as condições de teste da Olympus. Em conformidade com o IPX1 com base na publicação 60529 da norma IEC.

3Preço de Venda Recomendado

4Objetiva utilizada: M.Zuiko Digital ED 45mm F1.2 IS PRO

5Ao utilizar o teleconversor integrado. A configuração máxima de abertura é F5.6.

6Seis meses além da garantia legal no país de aquisição.

Downloads

Contacto

Simon Plate

Simon Plate

Telefone: +49 40 23773 3048
E-mail: simon.plate@olympus-europa.com