Ética e integridade

  • Partilhar:

Na Olympus reconhecemos os danos que o suborno e a corrupção podem causar à sociedade. Tal como estabelecido no nosso Código de Ética e de Conduta Empresarial, orgulhamo-nos de conduzir o nosso negócio com um forte sentido de justiça, honestidade e ética. A Olympus assinou os 10 princípios do Global Compact das Nações Unidas e declara o seu total compromisso com estes reconhecidos standards internacionais que incluem, entre outros, o combate ao suborno e à corrupção. Como tal, a Olympus tem uma abordagem de tolerância zero relativamente ao suborno e à corrupção e esforça-se por conduzir o seu negócio sem utilização de práticas de corrupção ou suborno para obter uma vantagem injusta. Esta postura de tolerância zero aplica-se a todos trabalhadores e quadros da Olympus.

Para alcançar isto, o Grupo Olympus na Europa está comprometido com o seguinte:

  • Recusa em oferecer subornos, ou autorizar actos de suborno em representação da Olympus, com a intenção de ganhar uma vantagem comercial;
  • Recusa em aceitar subornos, ou aceitar que estes sejam aceites em representação da Olympus, com a intenção de influenciar os negócios de forma injusta;
  • Assegurar que todos os trabalhadores e quadros da Olympus conhecem os valores e princípios estabelecidos no nosso Código de Ética;
  • Evitar relações comerciais com terceiros que não aceitam ou seguem os dez princípios do Global Compact das Nações Unidas.
  • Desenvolver e implementar directrizes e processos para evitar subornos, bem como outras práticas ilegais na Olympus; e
  • Rever e actualizar regularmente os procedimentos relevantes, conforme seja necessário.

A prevenção, detecção e reporte de práticas de suborno e corrupção é da responsabilidade de todos os trabalhadores e quadros da Olympus na Europa. Todos os indivíduos e organizações que têm relações comerciais com a Olympus, tais como distribuidores, fornecedores, ou quaisquer outros parceiros de negócio, são encorajados a ajudar-nos a evitar e prevenir práticas de suborno e corrupção e a contactar a Olympus em caso de dúvidas ou preocupações importantes. Estão disponíveis vários pontos de contacto, onde se podem discutir ou reportar algum ponto ou questão relativos a práticas de suborno e corrupção. Todos os números de telefone e endereços de email estão disponíveis em todos os websites da Olympus na Europa, na língua local. A informação também é disponibilizada na última página do nosso Código de Ética e Conduta Empresarial, o qual também poderá ser encontrado nos websites da Olympus na Europa.

Consantin Zangemeister, O Conselho de Administração da Olympus Europa Holding SE

O que fazemos e o modo como agimos no trabalho é importante. Através destas ações, pretendemos manter a confiança das nossas partes interessadas. O nosso Código de conduta global detalha o nosso compromisso inabalável para com a integridade, a nossa paixão pelo que fazemos e os nossos padrões partilhados de excelência. O nosso Código foi concebido para nos ajudar na conquista do nosso Objetivo e na colocação em prática dos nossos Principais valores. Juntamente com as políticas e procedimentos locais, é o nosso guia para uma conduta empresarial responsável e ética.

Estas Normas Globais (“Normas Globais”) foram elaboradas para orientar os terceiros sobre os nossos valores fundamentais, princípios e normas de comportamento que a Olympus espera serem cumpridos

sempre que um terceiro é contratado pelo ou em nome do Grupo Olympus. Encaramos os terceiros como parceiros de negócios e esperamos deles o mesmo elevado nível de integridade que esperamos dos nossos colaboradores e quadros superiores.

Um terceiro é qualquer empresa, organização ou indivíduo externa/o, que não pertence nem é controlada/o ou empregada/o por uma empresa do Grupo Olympus, e que a Olympus contratou ou pretende contratar para o fornecimento de bens, a prestação de serviços ou o exercício de atividades comerciais com ou em nome de uma empresa do Grupo Olympus.

As Normas Globais estão disponíveis através do seguinte link:

Normas Globais: O que a Olympus espera de terceiros

A OLYMPUS IBERIA, S.A.U. ("Olympus") está empenhada em proporcionar uma proteção adequada contra a retaliação por parte de pessoas que comuniquem qualquer ação ou omissão que constitua uma violação das regras, regulamentos e políticas aplicáveis à Olympus ("Pessoas que comunicam"). Por isso, a Olympus coloca à disposição de qualquer pessoa os seguintes canais para denunciar, de boa fé, possíveis violações:

1) Integrity Line: é um serviço confidencial, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, que é gerido por uma empresa independente. Qualquer pessoa que utilize a Linha Integridade pode optar pelo anonimato, exceto se tal for especificamente proibido pela legislação nacional. O autor da denúncia pode comunicar com a Integrity Line na sua língua materna através dos seguintes meios

Telefone para Espanha: 900-99-0011. Para falar em inglês, marcar: 844-277-1698.

Telefone para Portugal: 800-800-128. Para falar em inglês, marcar: 844-277-1698.

Online: www.olympus.ethicspoint.com

2) Por correio eletrónico para o Departamento de Compliance: todos os pedidos de informação e reclamações serão tratados de forma estritamente confidencial. Este canal será tratado localmente pela Olympus. A comunicação pode ser feita através do seguinte endereço de correio eletrónico: canal.etico@olympus.es

3) Pessoalmente: A pedido do Denunciante, a comunicação poderá ser efectuada através de uma reunião presencial, que deverá ter lugar num prazo máximo de 7 dias úteis a partir do pedido. O Denunciante pode apresentar a queixa a qualquer um dos membros do Comité de Investigação.

Os inquéritos internos serão conduzidos e coordenados pelo Gestor do Sistema de Informação Interno da Olympus (Gestor do IIS). Essas acções serão levadas a cabo após a receção de uma queixa de boa fé. O responsável pelo IIS responderá ao inquérito num prazo máximo de 3 meses a contar da receção da queixa, exceto em casos de especial complexidade que exijam um prolongamento do prazo, que pode ser prorrogado por um máximo de 3 meses.

Em qualquer caso, aplicar-se-ão os seguintes princípios e garantias:

(i) Compromisso com Investigações Internas respeitosas e adequadas: a Olympus compromete-se a conduzir as investigações de forma respeitosa, independente, objetiva, justa e minuciosa, livre de conflitos de interesses, e a resolvê-las dentro dos prazos estabelecidos.

(ii) Honestidade e cooperação: Espera-se que os denunciantes, assim como qualquer outra pessoa envolvida na investigação, sejam honestos e verdadeiros em suas interações e cooperem plenamente em todas as Investigações Internas.

(iii) Proteção de dados: A Olympus está empenhada em cumprir a legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção de dados ao realizar Investigações Internas.

(iv) Confidencialidade: a Olympus manterá a confidencialidade de todas as denúncias e protegerá o anonimato dos Denunciantes que fizerem denúncias anónimas ou que participarem como testemunhas nas investigações.

(v) Proibição de retaliação: São proibidos actos que constituam retaliação, incluindo ameaças de retaliação e tentativas de retaliação contra pessoas que façam uma denúncia através de qualquer um dos canais que a Olympus disponibilizou para a denúncia de má conduta.

Contacte-nos

Para entrar em contacto connosco, não hesite em utilizar o nosso formulário de contacto online. Será um prazer fornecer-lhe informações adicionais e responder às suas questões.

Entrar em contacto

Olympus em Portugal

Olympus Iberia S.A.U.
Pl. Europa, 10 2ª planta
08902 L’Hospitalet de Llobregat
Barcelona
Outros endereços