Ciências naturais
A ciência e a tecnologia oferecem soluções para muitos problemas no mundo. Com os produtos para ciências da vida e indústrias desenvolvidos na nossa Divisão de Soluções Científicas, contribuímos para isso. Além disso, na Olympus acreditamos no poder da inovação e queremos promover ideias inteligentes. Por este motivo, o nosso objetivo é promover o desenvolvimento de jovens talentos e cientistas a fim de alargar os limites do conhecimento. Fazemo-lo apoiando a educação em áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), bem como bolsas de estudo para cientistas.
Desde Olympus Europa realizamos as seguintes iniciativas que detalhamos a seguir.

Em termos de investigação: pele de rã em vista ampliada, exibida com o microscópio Olympus FV3000.
Incentivar o talento e promover inovações
Educação STEM
Para estabelecer o contacto entre escolas japonesas e alemãs, o Centro Japonês-Alemão de Berlim (JDZB) organiza um Programa Juvenil de Ciências para estudantes do ensino secundário. A Olympus presta apoio ao programa em dois níveis.
Imergir-se totalmente numa cultura estrangeira, interagir com os pares e estabelecer amizades internacionais é uma experiência especial e, em muitos casos, formativa para os alunos de intercâmbio. Os horizontes são alargados, novas perspetivas são descobertas e é também extremamente divertido.
De forma a iniciar um contacto entre as escolas japonesas e alemãs e obter informações sobre a posição do Japão no campo da educação em áreas STEM, o Centro Japonês-Alemão de Berlim (JDZB – Japanisch-Deutsches Zentrum Berlin), estabeleceu o Programa Juvenil de Ciências para o intercâmbio de alunos alemães-japoneses. O programa destina-se às escolas de ensino secundário na Alemanha com aulas em japonês e todas as escolas com educação em áreas STEM – aquelas com um foco altamente desenvolvido nas ciências naturais. Os projetos sobre temas científicos ou técnicos devem ser planeados e desenvolvidos mais aprofundadamente com uma escola parceira no Japão orientada em conformidade.
A Olympus presta apoio ao programa e pretende, deste modo, não só apoiar o intercâmbio intercultural, mas também os projetos científico-técnicos desenvolvidos pelos estudantes do ensino secundário, como vividos no dia a dia por alguns colegas.
Saiba mais sobre o JDZB