Cuidados de saúde

Ao longo das últimas décadas, os avanços médicos têm contribuído significativamente para uma melhor qualidade de vida e uma maior esperança média de vida nos países industrializados. Ainda assim, existem demasiadas pessoas que atualmente não têm acesso a cuidados de saúde profissionais. Na Olympus, especialmente na nossa Divisão de Sistemas Médicos, dispomos do know-how e dos produtos adequados para maximizar o potencial médico, disponibilizar cuidados de saúde aos grupos desfavorecidos e marginalizados da sociedade e, no geral, melhorar as suas vidas.

Desde Olympus Europa realizamos as seguintes iniciativas que detalhamos a seguir.

  • Partilhar:
Social Responsibility - Healthcare - Midwife School

As parteiras recebem formação profissional numa escola de obstetrícia estatal no Togo para serem as futuras salvadoras de mães e dos seus bebés.

Tornar o mundo um lugar mais saudável

Taxas de mortalidade mais baixas, para mães e bebés

No Togo, todos os dias morrem três mulheres e 50 crianças devido a complicações durante o parto ou devido a cuidados médicos insuficientes nos primeiros meses que se seguem. Especialmente nas áreas rurais, há um acesso muito reduzido a cuidados médicos. Um maior número de parteiras qualificadas ajudará a garantir a prevenção de muitas mortes evitáveis. Por este motivo, a Olympus apoia a nossa parceira de longa data Médicos do Mundo neste projeto, no sentido de ajudar a tornar os partos mais seguros para os bebés e as suas mães.

Como as parteiras salvam vidas

Com o apoio financeiro da Olympus, a Médicos do Mundo consegue fornecer uma melhor formação profissional em três escolas de obstetrícia estatais em diferentes áreas do Togo. Após a formação, as parteiras trabalharão em áreas de escassez onde serão as salvadoras do futuro. Por exemplo, nos países desenvolvidos, o parto de bebés em posição pélvica é geralmente efetuado através de uma cesariana, mas tal não é possível no Togo, uma vez que não há hospitais suficientes. No entanto, uma parteira será capaz de reconhecer uma gravidez de alto risco, terá as capacidades para ajudar o bebé a mudar de posição e poderá prestar auxílio durante o trabalho de parto. Desse modo, as parteiras contribuem significativamente para a redução da mortalidade materna e infantil no Togo.

A Olympus Europa é uma das maiores contribuintes empresariais da Médicos do Mundo. Há muitos anos que cooperamos de forma próxima e confiante com a organização humanitária e fornecemos apoio financeiro, bem como produtos e know-how. A Médicos do Mundo tem como objetivo o estabelecimento de estruturas sustentáveis em áreas subdesenvolvidas e, deste modo, opera a vários níveis: com pacientes e pessoal médico, com a comunidade local através de educação e formação, com outras organizações sem fins lucrativos e com sistemas de cuidados de saúde locais.

Porquê o Togo?

O Togo localiza-se na África Ocidental e é um dos países mais pequenos entre os seus vizinhos de maior dimensão, o Gana a oeste e o Benim a leste. O país foi selecionado pela Médicos do Mundo não só devido à grande necessidade de assistência médica, mas também porque possui estruturas suficientemente estáveis para gerar um impacto duradouro.

As nossas prioridades temáticas restantes