Fotografia

A fotografia é uma forma criativa de expressão humana. Proporciona novas perspetivas, fornece novas visões de outros mundos, reflete os movimentos sociais e pode ser uma fonte de inspiração. Portanto, na Olympus, acreditamos que merece o nosso investimento. Tirando partido das nossas competências únicas no campo das câmaras e objetivas, geradas na nossa Divisão de Produtos de Consumo, as nossas atividades de RSE focam-se em projetos fotográficos com uma abordagem educativa.

Desde Olympus Europa realizamos as seguintes iniciativas que detalhamos a seguir.

  • Partilhar:
Photography

Abrir novas perspetivas

Ao oferecer esta bolsa de estudos, os quatro parceiros (Haus der Photographie/Deichtorhallen Hamburg, FOAM Fotografiemuseum de Amsterdão, Fotografie Forum Frankfurt e Olympus) pretendem promover a fotografia contemporânea nas artes Os jovens fotógrafos receberão apoio efetivo num momento fundamental das suas carreiras. A orientação profissional personalizada através de curadores experientes e as exposições nos três espaços serão uma parte importante deste apoio. Esta ideia está resumida no título recomendado, uma recomendação pessoal para o público por curadores experientes.

O programa apoia de diferentes formas os três bolseiros selecionados: cada um recebe uma bolsa de 10 000 euros, assim como equipamentos fotográficos Olympus, orientação profissional personalizada de um dos três curadores fotográficos nos locais de exposição e uma apresentação dos seus trabalhos nesses espaços.

Com o apoio financeiro, cada bolseiro poderá realizar um projeto fotográfico e as exposições permitirão que o seu trabalho receba a atenção de mais público e do mundo da arte.

Para receber a bolsa de estudos, os fotógrafos não se podem candidatar diretamente, têm de ser nomeados pelos curadores da exposição. Os beneficiários das bolsas de estudos de 2017 foram escolhidos no início de abril e são da Áustria, Suécia e Alemanha. A partir de uma lista de nove candidatos nomeados, os bolseiros foram selecionados pelos curadores dos espaços.

Com os seus dois edifícios históricos, com estruturas abertas de aço e vidro, datados de 1911–1913, a Deichtorhallen Hamburg é, por si só, uma obra de arte. Atualmente, a sua arquitetura serve de pano de fundo para importantes espetáculos internacionais que atraem regularmente até 60 000 visitantes.

Como fabricante de câmaras, a Olympus é uma das principais contribuintes para a criação de arte através da fotografia. Só por este motivo, é importante para nós promovê-la. Como parceira patrocinadora da Deichtorhallen, disponibilizamos as nossas câmaras a longo prazo e, no geral, pretendemos promover a educação cultural. Como tal, não só apoiamos os programas educativos da Deichtorhallen, mas também exposições.

Adicionalmente, em cooperação com a Olympus, decorreram workshops especiais juntamente com as exposições, tal como "Elbphilharmonie Revisited", na Deichtorhallen. Dê uma vista de olhos a alguns dos resultados dos workshops:

Website da Deichtorhallen

O museu de fotografia FOAM, em Amesterdão, informa e inspira a maior audiência possível, apresentando todas as vertentes da fotografia contemporânea. O museu organiza variadas atividades, desde exposições e publicações a debates e projetos educativos.

A partilha de conhecimento e as atividades de rede são fundamentais para a colaboração entre o FOAM e a Olympus, com um foco nos programas educativos. O programa de formação apoiado pela Olympus chega a mais de 15 000 jovens e ajuda as novas gerações a descobrir, experimentar e desfrutar do mundo da arte e da fotografia.

Website do FOAM

Fotografie Forum Frankfurt © Georg Dörr/lumenphoto.de

O Fotografie Forum Frankfurt (FFF) integra todos os aspetos da fotografia através de um vasto programa de exposições, publicações, workshops, palestras e simpósios. Destaca tanto as interpretações clássicas como as emergentes do meio fotográfico e apresenta, em primeira mão, as obras dos fotógrafos na Alemanha.

Esta organização sem fins lucrativos é apoiada pelos seus membros, pela venda de bilhetes de entrada, livros e publicações, pela Câmara de Frankfurt e, por último, mas não menos importante, por patrocinadores como a Olympus. Como parte deste patrocínio, disponibilizamos câmaras ao programa educativo júnior do FFF que são utilizadas nos seus workshops e podem ser emprestadas para testes por membros do FFF. Além disso, esses membros receberão formação especial sobre as câmaras Olympus.

Website do Fotografie Forum Frankfurt

As nossas prioridades temáticas restantes