Digital Speech Standard (.dss)
Digital Speech Standard é um padrão uniforme para o armazenamento compacto de gravações de voz digitais que foi desenvolvido e lançado em conjunto pela Olympus, Grundig e Phillips.
Conteúdo Relacionado
-
Comunicado à Imprensa Conjunto
da Olympus, Grundig e Philips
Download (44 KB, PDF)
Esta norma tem como objetivo assegurar que os ficheiros de voz gravados por produtos de líderes na indústria são compatíveis de forma a permitir a sua reprodução. Isto assegura um mercado mais alargado, proporcionando ao utilizador final uma maior flexibilidade e possibilidade de escolha, bem como segurança de uma norma controlada.
O Digital Speech Standard satisfaz a necessidade de soluções profissionais de voz e ditado de qualidade elevada para uma sociedade moderna na era da informação digital. Proporcionando uma impressionante qualidade áudio para a gravação de voz, os ficheiros .dss permitem uma taxa de compressão elevada, ficheiros de tamanho reduzido, tráfego em rede e a capacidade de armazenamento necessária. O formato também possibilita adicionar informação, tal como o armazenamento do nome do cliente/paciente e tipo de documento no cabeçalho do ficheiro, facilitando a organização de ficheiros.
O formato DSS Pro (.ds2) é um desenvolvimento do formato .dss que suporta uma melhor qualidade do som de forma a obter resultados de reconhecimento da voz
com som de melhor qualidade e codificação de ficheiros para proteger dados confidenciais. Uma tecnologia de compressão especial continua a facilitar a gravação sob a forma de pequenos ficheiros, essencial para enviar ditados por e-mail quando está em movimento ou para transferir dados para outras redes, bem como para proceder ao arquivo.
Para aplicações de voz profissionais, os formatos .dss e .ds2 são a primeira escolha no que se refere a um formato de armazenamento standardizado e resistente ao tempo para ficheiros de voz.