Parece estar a navegar neste site usando o Internet Explorer 6. Este navegador está desatualizado.
Para uma pesquisa mais segura e fiável recomenda-se efetuar o upgrade do seu navegador para um destes navegadores:

Firefox / Safari / Opera / Chrome / Internet Explorer 8+

Cidade e Viagens

Nós somos Lisa Nuber e Patrick Scholz, os fotógrafos por detrás de ‘Social Traveling’! Ao longo das últimas semanas, passámos algum tempo de qualidade com a nova OM-D E-M10 Mark IV, captando montes de fotografias promocionais.

Muitas vezes, passamos dias inteiros a explorar os nossos destinos, a vasculhar as ruas à procura dos melhores locais para fotografar. Além do corpo de câmara equipado com a nova objetiva pancake M.Zuiko Digital ED 14‑42mm F3.5-5.6 EZ, também trouxemos várias objetivas intermutáveis, incluindo a M.Zuiko Digital 17mm F1.8, 25mm F1.8 e a 45mm F1.8, para nos dar três distâncias focais fixas, bem como a M.Zuiko Digital ED 12-45mm F4 PRO e a M.Zuiko Digital ED 14‑150mm F4-5.6 II.
Apesar de carregarmos todos estes equipamentos, a nossa mochila estava surpreendentemente leve. Esta é uma das coisas que mais adoramos no sistema de câmaras Olympus. O corpo e as objetivas têm um design compacto e leve, tornando a E-M10 Mark IV na companheira de viagem perfeita para alguém que não quer carregar equipamento pesado mas ainda pretende ter uma câmara robusta capaz de tirar ótimas fotografias.

A nossa viagem de carro começou na nossa terra, no extremo mais a sul da Alemanha, onde fotografámos as vistas de Wangen im Allgäu, Ravensburg, e de outros lugares. A seguir no itinerário estava Frankfurt, onde passámos muito tempo a testar a deteção automática de faces com a Deteção de Olho. Mesmo nesta selva urbana, nunca tivemos de ajustar o ponto focal manualmente, dado que a câmara conseguiu sempre focar os olhos do assunto da fotografia.

Outra excelente funcionalidade que nos deu muito jeito no ambiente citadino foi o modo de Exposição Múltipla.
Este é um dos muito modos AP (Fotografia Avançada) que a câmara oferece, e pode ser utilizado para jogar com a exposição múltipla de formas muito simples, mas criativas.

A nossa paragem em Freiburg deu-nos a oportunidade de experimentarmos o útil modo AP.
A função Composição ao Vivo permite-lhe captar cenas noturnas espetaculares sem necessidade de truques complexos. Para utilizar este modo, irá precisar de montar a câmara num tripé. Quando encontrar o seu assunto, apenas precisa de pressionar a libertação do obturador. A câmara começa por tirar uma fotografia na configuração de luminosidade ideal, antes de continuar a gravar quaisquer alterações nos níveis de luminosidade. Isto significa que, por exemplo, um objeto iluminado não parece demasiado claro, dado que a luminosidade nesta parte da fotografia não se altera. No entanto, as luzes de carros a passar, ou talvez a estrelas a viajar pelo céu, são registadas na imagem composta. O resultado é uma obra de arte deslumbrante, que combina todos os diferentes elementos numa única imagem, sem a necessidade de edição trabalhosa.

Outra coisa que achámos muito útil ao disparar neste modo foi quão fácil é ligar a câmara a um smartphone. Com a aplicação Ol.Share, conseguimos observar a imagem a ser criada ao vivo no ecrã do smartphone. Isto foi muito vantajoso, dado que posicionámos a câmara muito próxima do chão, o que dificultou o disparo e o uso da função Live View.

Graças à rápida conexão Wi-Fi da câmara e do smartphone, também conseguimos guardar as nossas fotografias num instante. Utilizamos muito esta função, uma vez que viajamos frequentemente e não temos acesso ao nosso computador. Isto significa que sempre que tiramos fotografias podemos enviá-las à nossa família e amigos imediatamente, bem como publicá-las diretamente nos nossos vários canais online.

Além de um fantástico sensor 20MP e uma variedade de modos inteligentes, a E-M10 Mark IV também dispõe de uma potente estabilização de imagem em 5 eixos, que elimina a trepidação da câmara durante a filmagem e torna a fotografia em condições de fraca iluminação uma autêntica alegria. Ficamos maravilhados com toda a tecnologia sofisticada que foi condensada numa câmara tão compacta!

Se quiser saber mais sobre nós e os nossos projetos, visite-nos em www.social-traveling.de.

Autores e Fotógrafos: Lisa Nuber e Patrick Scholz

Todas as imagens captadas com o seguinte equipamento