Parece estar a navegar neste site usando o Internet Explorer 6. Este navegador está desatualizado.
Para uma pesquisa mais segura e fiável recomenda-se efetuar o upgrade do seu navegador para um destes navegadores:

Firefox / Safari / Opera / Chrome / Internet Explorer 8+

Cidade e Viagens

1. Viaje com pouco peso

Não vai querer levar peso extra quando viaja. É por esta razão que deve arrumar cuidadosamente a sua câmara na bagagem e deixar artigos dispensáveis em casa. As objetivas prime são incríveis, mas demasiadas objetivas numa viagem podem ser desnecessariamente pesadas e volumosas. Se optar antes por uma ou duas objetivas de zoom, poupa imenso peso. A M.Zuiko Digital ED 12-100mm F4 IS PRO, da Olympus, é uma excelente opção caso decida levar apenas uma objetiva.

2. Fotografia silenciosa

O obturador silencioso permite tirar fotografias discretamente, sendo perfeito para fotografia urbana, casamentos ou para fotografar animais tímidos, dado que os cliques da câmara poderão perturbá-los. Todas as câmaras OM-D possuem obturadores eletrónicos, o que torna a fotografia silenciosa possível.

3. Tripés

Dado que a Olympus possui uma excelente estabilização de imagem, é raramente necessário usar um tripé comum, mas quando pretende exposições verdadeiramente longas, tal como um céu noturno – um tripé é essencial. Para isto, recomendo um modelo adequado para viajar, que possa facilmente levar consigo. Uma boa alternativa pode ser um GorillaPod, pois um grampo para montar a câmara em postes ou árvores permite frequentemente maiores possibilidades para diversos ângulos fotográficos. Não se preocupe se é suficientemente resistente – o IS da OM-D consegue lidar com estas vibrações. Além disso, a App OI Share permite o controlo remoto com o seu telemóvel, o que é muito prático e cómodo.

4. Fontes de alimentação adicionais

Ficar sem bateria é um pesadelo; portanto, tenha sempre uma bateria extra ou um powerbank consigo. Os modelos mais recentes da Olympus disponibilizam carregamento e alimentação via USB. Um cartão de memória extra também é uma boa opção.

5. Seja madrugador

Durante o nascer e o pôr do sol, a luz é fraca, quente e muito bonita - as condições perfeitas para fotografar. Por isso, programe o seu despertador e planeie a sua fotografia para esta quente e bonita luz. A contraluz é uma técnica que pode ser extraordinária.

6. Composição

A primeira lição da fotografia é a composição. A regra dos terços nem sempre é a melhor opção, mas é algo que deverá sempre ponderar e começar a experimentar antes de tentar algo diferente. Note que não existem certos ou errados na fotografia, por isso nunca deixe de ser criativo!

7. Perspetiva

Os ângulos são muito importantes para as impressões fotográficas e podem fazer uma diferença crucial. A vista de cima ou ao nível do solo são dois ângulos extremos com imensas opções. Assim, seja criativo e experimente novos ângulos. O ecrã tátil LCD inclinável pode ser extremamente útil aqui.

8. Tenha sempre uma câmara consigo

Nunca se sabe quando uma oportunidade fotográfica se irá apresentar, portanto leve sempre a câmara consigo, mesmo em aventuras como mergulho, caminhadas ou escaladas. A Tough TG-6, da Olympus, é uma ferramenta perfeita para estas atividades, pois é resistente à água, a baixas temperaturas e a choques.

9. Modo HDR

As câmaras Olympus disponibilizam fotografia em HDR. Trata-se de uma técnica que permite à câmara fotografar várias imagens com exposições diferentes, criando uma imagem que combina as altas-luzes e as sombras. É perfeita para obter uma fotografia de paisagem de qualidade, com excelentes cores e até exposição.

10. Não se esqueça dos detalhes

É fácil ver apenas o cenário global, mas não se esqueça dos pequenos detalhes do mundo. Uma flor, uma borboleta ou um pingo de chuva são um excelente assunto fotográfico que irá aumentar a sua forma de contar histórias. Por isso, uma objetiva macro como a M.Zuiko Digital ED 30mm F3.5 Macro ou a 60mm F 2.8 Macro deve acompanhá-lo na sua próxima viagem – ambas são opções excelentes para a sua câmara Olympus.

Autor e fotógrafo: Niklas Nilsson

Todas as imagens captadas com o seguinte equipamento